5 dicas pra quem ainda não escolheu uma faculdade

Oi amores, tudo bem?

É, o Enem tá chegando, e junto com a tensão da prova, vem a tensão da escolha da faculdade. Algumas pessoas já sabem o que querem fazer desde novinhas, outras não tem a mínima ideia de qual carreira seguir. Eu passei pelas duas situações. Quando era pequena, tinha certeza absoluta de que queria ser médica. Já no ensino médio, mudei de ideia várias vezes, até optar por Artes Cênicas. Acabei “desistindo” da ideia por não ter tido muito apoio da família, então, terminei os estudos e aguardei a nota do Enem com um dilema na cabeça: “o que vou fazer da minha vida?”.


Quando a nota saiu, escolhi dois cursos que não tinham quase nada a ver comigo: História e Biblioteconomia. Passei pra Biblioteconomia – ou melhor, caí de para-quedas – e levei o curso até o fim. Pensei em desistir milhões de vezes, mas graças a Deus descobri muitas coisas legais que me motivaram a continuar – inclusive que posso trabalhar com arte, coisa que eu amo demais. Hoje, posso dizer que amo ser bibliotecária, mas nem todo mundo que passa por uma situação do tipo tem esse final feliz. Pensando nisso, trouxe pra vocês 5 coisinhas que aprendi com essa minha experiência:

1. Use suas habilidades a seu favor. Você é bom em matemática? Sabe desenhar incrivelmente bem? Entende de culinária? Aquilo que você sabe fazer de melhor, dentro e fora da escola, pode ajudar muito na escolha.

2. Não tenha pressa. Se desejar, depois que concluir o ensino médio, tire um ano para pensar, fazer algum curso... só não deixe de estudar, para não esquecer os conteúdos que caem nos vestibulares.

3. Não escolha uma determinada faculdade só porque seus pais te pressionam. Nossos pais nos amam e querem o melhor pra nós, porém chega um momento em que nós temos que fazer nossas próprias escolhas.

4. Se informe bastante. Procure testes vocacionais, pesquise sobre as profissões de seu interesse na internet, sites como o Guia do Estudante são ótimos pra isso. Conversar com alguns profissionais que você conhece também pode ajudar bastante.

5. Não pense somente no dinheiro. Claro que o dinheiro é mega master blaster importante, mas escolher uma profissão só por causa de salários altos, ao contrário do que alguns pensam, não vai trazer felicidade.

Gostaram do post de hoje? Querem deixar outras dicas? Fiquem à vontade para comentar! E lembrem-se de compartilhar nas redes sociais, nesse momento pode ter algum amigo seu precisando de uma ajudinha pra decidir qual faculdade cursar. Beijos e até a próxima!

7 comentários:

  1. Acrescentaria as seguintes:

    Experimentar: ter de escolher o quê fazer pro resto da vida é um responsabilidade muito grande para quem acabou de entrar na vida adulta. Então, ao menos para mim, foi importante notar que esta não tem que ser uma escolha definitiva, afinal tudo tem seu tempo, e a vida sempre nos surpreende. Mas isso não deve ser desculpa para vagabundagem. rs

    Tenha um plano B: sou apaixonado por Música, e ela é, de fato, meu plano A. A Engenharia, carreira que escolhi seguir, é meu plano B, que faço antes do A, para suportá-lo. Deu pra entender? rs

    ResponderExcluir
  2. Acrescentaria as seguintes:

    Experimentar: ter de escolher o quê fazer pro resto da vida é um responsabilidade muito grande para quem acabou de entrar na vida adulta. Então, ao menos para mim, foi importante notar que esta não tem que ser uma escolha definitiva, afinal tudo tem seu tempo, e a vida sempre nos surpreende. Mas isso não deve ser desculpa para vagabundagem. rs

    Tenha um plano B: sou apaixonado por Música, e ela é, de fato, meu plano A. A Engenharia, carreira que escolhi seguir, é meu plano B, que faço antes do A, para suportá-lo. Deu pra entender? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor! Amei seu comentário, são dicas ótimas! Muito obrigada pelo retorno ;D

      Excluir
  3. Adorei as dicas, nos ajudam bastante nesse momento de indecisão que passamos. ^^
    apenasentremeninass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado, Etyene :D

      Excluir
  4. Adorei as dicas. Tenho bastantes opções para faculdade mais irei tentar pelo enem se eu não conseguir. Vou usar suas dicas rs. Parabéns

    Visite meu blog sou nova nesse grande mundo rsss
    http://kekadamodinha.blogspot.com.br/p/maquiagem.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jéssica! Espero que as dicas ajudem bastante, boa sorte com o Enem (e com o blog)!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.