Biblio... QUÊ??? - PEDS #26

26 de setembro de 2015
Cachorro late, o gato mia, Biblioteconomia.

Oi amores, tudo bem? A galera que me conhece pessoalmente ou que me acompanha pelo blog e pelas redes sociais sabe que esse ano eu terminei a faculdade (Glória a Deus, não aguentava mais aquele manicômio). Rolou até post especial sobre a minha formatura. E apesar de ainda não ter meu diploma em mãos por causa da bendita greve dos técnicos administrativos, eu finalmente posso falar: sou formada em Biblioteconomia.

Hã?? Biblio quê????


Essa foi a pergunta que eu mais ouvi durante os 4 anos e meio de graduação, quando dizia para as pessoas o que eu estava cursando. Além de outras, como: “Faculdade de Economia?”, “Tem a ver com Biologia?” “Isso dá dinheiro?”, “Pra que serve isso?”, “É pra trabalhar em quê?”, e quando eu explicava que era pra trabalhar em biblioteca, vinha a clássica: “E precisa de faculdade pra isso???”.

E eu tenho certeza de que alguém está fazendo essas mesmas perguntas e outras mais enquanto lê esse post, então, vamos lá:
  1. É  B-I-B-L-I-O-T-E-C-O-N-O-M-I-A. Não é Economia, nem Biologia. Mas posso trabalhar com isso se eu quiser. Eu tenho O Poder.
  2. Quem dá dinheiro é Sílvio Santos.
  3. “Isso” serve pra mais coisas do que você imagina.
  4. E sim, TEM QUE FAZER FACULDADE. Lide com isso. J

Brincadeiras à parte, a Biblioteconomia é mais que uma profissão. O bibliotecário faz muito mais do que arrumar livros em estantes ou fazer shhhhh pra todo mundo que fala alto dentro da biblioteca. É o que nos mostra o site da UNIRIO, que por sinal foi onde eu estudei:

"O curso de Bacharelado em Biblioteconomia, criado pelo Decreto Federal nº 8.835 de 11 de julho de 1911, tem como principal objetivo formar profissionais aptos a atuar como agentes engajados nos processos sociais, culturais, educacionais e de democratização da informação; capazes de contribuir para o progresso das pesquisas em ciência e tecnologia para o desenvolvimento social e econômico do país e de dar suporte informacional a empresas e organizações no contexto globalizado."

E estão pensando que a gente trabalha só em biblioteca? Não, não e não! Temos um mundo de possibilidades em nossas mãos! (Eu disse que tinha O Poder, não disse? Haha!)

“Campo de atuação: O Bacharel em Biblioteconomia possui um campo de atuação diversificado, amplo e em transformação contínua, podendo desempenhar sua profissão em bibliotecas públicas, especializados ou não, em grandes corporações e empresas, que por seu porte têm implantado modernos modos de gestão de conhecimento, em museus, centros culturais e de memória e em instituições que têm em vista a preservação da memória e do patrimônio, o ensino e o enriquecimento cultural.”

São muitas as atividades que nós bibliotecários podemos realizar: atendimento aos usuários, catalogação e classificação, projetos de incentivo à leitura, preservação e conservação de livros raros... como eu disse, é um mundo de possibilidades!

Gostaram de saber um pouco mais sobre a minha profissão? Tenho muuuuuuito a falar sobre ela, se vocês quiserem, podem me mandar perguntas, vou respondê-las com o maior carinho, ok? Beijos e até amanhã!

8 comentários:

  1. Parabéns pelo post, ficou ótimo e nossa profissão é linda e cheia de possibilidades mesmo. Sucesso pra você. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa profissão, não sabia que quem se formava nela podia atuar em outras áreas. Adorei o post, você é muito divertida, só senti falta de mais informações sobre o curso. Vou voltar sempre aqui :)

    Beijo,
    http://www.complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jooy! Obrigada pela visita! :D
      Não cheguei a falar sobre o curso (e sobre outros detalhes sobre a profissão) porque senão o post ia ficar quilométrico haha, mas eu prometo que vou fazer mais posts sobre o tema!
      Um beijão pra você, e volte sempre! <3

      Excluir
  3. Que legal Aninha, já tinha ouvido falar mas tinha algumas dúvidas e você tirou todas!!! Um beijo

    http://www.blogencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tirei suas dúvidas :D :D
      Se surgirem outras é só me chamar ;)
      Beijão, Amanda!

      Excluir
  4. gostei do post, os melhores post são quando passa informações interessante, parabéns!

    www.blogmeninodorio.com

    ResponderExcluir