Deu bloqueio criativo... e agora? - PEDS #08

8 de setembro de 2015
Oi amores, tudo bem?

Desde ontem à noite eu to com bloqueio criativo... até tinha selecionado um tema fofo pra hoje, mesmo assim não consegui escrever nada. Foi aí que eu parei e pensei: por que não falar sobre esse bloqueio criativo?


Sempre tem aqueles dias em que a gente não consegue produzir, seja uma postagem pro blog, um trabalho pra escola ou faculdade, algum problema que você precise solucionar no trabalho... É normal, acontece com todo mundo (eu acho). Minha primeira reação quando isso acontece é parar na frente do computador (ou de qualquer coisa na qual eu esteja trabalhando) e perguntar: JESUS, O QUE É QUE EU FAÇO?????

Aí, o que acontece? JESUS É LEGAL COMIGO E ME DÁ UMA LUZ! E eu começo a produzir loucamente? Não. Ok, às vezes até sim, na elaboração da monografia dava aquele estalo no cérebro e eu saía digitando tudo que vinha na mente pra não esquecer (Jesus, obrigada pela luz!). Mas o que é que eu faço quando minha criatividade não quer ressuscitar?

1. Reviso tudo que eu já tenho produzido. Essa é uma dica que meus professores e amigos deram na época do TCC. Quando eu não conseguia escrever nem sequer uma linha, lia tudo que já tinha escrito. Sempre tinha um erro de digitação pra corrigir ou um parágrafo pra melhorar. Entre uma correção e outra, além de melhorar minha monografia, às vezes até tinha uma ideia legal pra escrever.

2. Pesquiso bastante. Nada como pesquisar em outras fontes para ter novas ideias! Mas pelo amor de Deus, não é pra copiar a ideia dos outros, plágio é crime!! Use outras fontes apenas para despertar novas ideias, mas se você realmente quiser falar aquilo que outra pessoa já falou, lhe dê os devidos créditos!

3. Peço ajuda. Nossos amigos, familiares professores, aqueles que estão próximos de nós, podem nos dar ideias brilhantes e ainda nos ajudar a aperfeiçoar aquilo que já temos pronto.

4. Se nada disso dá certo, eu paro um pouco pra descansar ou fazer outras coisas. Às vezes, o bloqueio criativo aparece por que nossa mente está cansada e focada só naquilo que queremos/precisamos criar e desenvolver. O melhor a se fazer nesse caso é parar pra relaxar, assistir a um bom filme, jogar um pouco, qualquer coisa que nos distraia e nos alegre. Acredito que nosso cérebro trabalha bem melhor quando estamos calmos e felizes.

É, pra quem estava com a criatividade lá embaixo, até que eu conseguir produzir bastante! Hahaha! Espero que vocês tenham gostado e que esse post te ajude naqueles momentos em que a mente não quiser colaborar. E to aceitando sugestões de postagens nos comentários, hein! Ainda temos praticamente um mês inteiro de PEDS pela frente e eu não quero falhar com vocês em nenhum dia! Beijos e até amanhã ;)


4 comentários:

  1. Nossa, adorei o post! Achava que só eu tinha esses bloqueios. haha
    Acho que o mais importante é desligar um pouco do que estamos fazendo e tentar de novo depois... E tenho certeza que ainda vou precisar dessas dicas! 😝
    Bjs!
    http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Mari! Com certeza é importante se desligar, de vez em quando precisamos dar um descanso pro cérebro! Rs
      Beijos, flor!

      Excluir
  2. Ótimo post! Bloqueio criativo é realmente trágico, hahaha. Geralmente quando acontece comigo eu acabo buscando outra coisa para fazer, mas vou tentar colocar em práticas as suas dicas.

    Grande abraço.
    www.quadro42.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucas! Tomara que você não precise usar as dicas haha, mas se precisar, espero que ajudem bastante! Beijos!

      Excluir