Falando sobre humildade - PEDS #28

Oi amores, tudo bem?

Hoje eu quero convidar vocês a refletirem comigo sobre uma virtude essencial, que todos nós deveríamos possuir: a humildade.



Já ouviram falar que “terminado o jogo de xadrez, tanto o rei quanto o peão voltam para a mesma caixa”? Ouvi essa frase quando estava no ensino médio e não faço a mínima ideia de quem a criou, mas guardo ela no coração até hoje.

Assim como acontece com as peças de xadrez, acontece conosco, seres humanos: independente de sermos ricos ou pobres, famosos ou anônimos, só estamos nesse mundo de passagem e vamos todos chegar ao fim da vida um dia. Então, pra quê vamos desperdiçar nosso tempo, nossas vidas, sendo pessoas metidas, arrogantes, simplesmente pelo fato de possuir um pouco a mais de poder ou riquezas, sendo que não vamos levar nada disso conosco quando morrermos?

Não tô dizendo que é ruim ter grana, fama, mestrado, doutorado, etc etc etc. O que eu acho terrível é quando alguém deixa essas coisas subirem à cabeça e começa a tratar as pessoas em volta como se fossem inferiores, sabem? Daí começam a passar por cima de tudo e de todos, a agir como se fossem as donas do mundo... Sei que nós não somos perfeitos e às vezes erramos, mas por favor né, ninguém é melhor que ninguém!

Pra mim, não há nada mais bonito do que aquelas pessoas que cresceram na vida sem puxar o tapete de ninguém, e que apesar de toda a fama, poder, nível de conhecimento ou qualquer coisa do tipo, age com simplicidade e não fica por aí se achando ou esnobando/excluindo os outros ao redor.

Atualmente estou lendo Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, um livro lindíssimo que ganhei da minha futura afilhada de batismo. Gente, tem uns ensinamentos nesse livro que são simplesmente maravilhosos. Coisas que todas as pessoas deveriam colocar em prática, independente de serem religiosas ou não. Separei 3 frases que tem a ver com o tema de hoje e que me tocaram bastante:

"Não ser convencido e ter consideração e apreço pelos outros é sinal de grande sabedoria e perfeição."
"É verdadeiramente grande quem se considera pequeno e não dá importância às honrarias."
"Os humildes gozam de paz contínua e os soberbos padecem de inveja e irritação."

Bom, gente, era isso que eu tinha pra falar, espero que tenham gostado. Se não gostaram, ou acharam chato, ou sei lá, peço perdão, mas eu não aguentava mais ficar com isso guardado, precisava compartilhar com vocês. Beijos e até o próximo post de hoje ;)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.