Dicas valiosas para vestibulandos e concurseiros

21 de outubro de 2015
Oi amores, tudo bem?

Esse é mais um daqueles posts de utilidade pública!! Pensei em me dirigir apenas a quem vai fazer Enem, já que as provas são nesse final de semana, mas parei pra pensar e vi que as dicas que vou deixar aqui servem pra todos os vestibulares e – por que não? – pra concursos públicos!



Quando a gente quer muito uma coisa, o que a gente faz? A gente luta! E quem quer muito estudar numa universidade pública renomada, ou trabalhar numa instituição pública e contar com todas as vantagens desse tipo de emprego, tem uma boa luta aí pra encarar: as provas exigem conhecimento (se bem que eu não concordo com a forma como o conhecimento é cobrado nessas provas, mas fazer o quê, né) e a concorrência é grande. Então, não tem jeito: TEM QUE ESTUDAR BASTANTE! É chato? É sim, se eu disser que não é, estarei mentindo, mas alcançar uma meta exige de nós um certo sacrifício.

                       

Mas antes de sair por aí devorando os livros, tem algumas coisinhas que eu preciso te dizer. Pelo amor de Deus, não se mate de estudar!! Tem gente que, a partir do momento que começa a se dedicar a um vestibular/concurso, passa a viver só de estudo. Gente, a coisa não é bem assim! Você não precisa, ou melhor, nem deve, passar todo o tempo estudando. Chega um certo ponto em que nosso cérebro não absorve mais nada. O ideal é:

1. Criar um cronograma. Defina os dias e horários de estudo, e divida os conteúdos. É bom pra se organizar e equilibrar todas as matérias que precisam ser estudadas.

2. Não descuidar da sua saúde. Não pule nenhuma refeição do dia, porque até pra estudar precisamos de energia! Evite sal, gordura e açúcar em excesso. Dê preferência aos alimentos saudáveis, principalmente aqueles que estimulam a memória e a concentração.

3. Reserve uma parte do seu tempo pra se distrair. Como eu falei ali em cima, quando a gente estuda demais chega uma hora em que nosso cérebro trava. Por isso que é bom parar um pouco e descansar a mente.

4. Sem dinheiro pra pagar cursinho? Que tal estudar em casa? Ainda mais nesses tempos de crise! Estudar em grupo com amigos é uma boa; provas dos anos anteriores também são uma ótima ferramenta e podem ser encontradas facilmente na internet, algumas com gabarito comentado!

E quando chegar o momento da prova, lembre-se:

ð Não estude no dia anterior. Tire o dia pra relaxar, o que você tinha que estudar, já estudou nos meses anteriores, principalmente se você se programou pra isso.

ð Chegue cedo no local da prova. É arriscado deixar pra chegar minutos antes do fechamento dos portões, ainda mais se o local de prova for longe da sua casa.

ð Procure ir ao banheiro durante a prova. Se der vontade de fazer xixi (ou outras coisas, sei lá...), não deixa pra fazer no final. Na maioria dos vestibulares/concursos (ou talvez em todos, ainda não sei), os candidatos não podem ir ao banheiro após o término da prova.

ð Sabe essas dicas que dão por aí pra atrapalhar e desconcentrar os outros candidatos? Levar saco de biscoito barulhento, etc... então... NÃO FAÇA ISSO. Por Deus, isso nem é dica que se dê! Você ia gostar se fizessem isso com você?

ð Comece pelas questões mais fáceis, das matérias que você domina, e deixe as mais difíceis pra depois (sempre tomando cuidado pra não estourar o tempo).

ð Separe um tempinho pra preencher o cartão-resposta e fazer a redação. Deixar essas tarefinhas pro final da prova não é uma boa ideia.

ð Aaaaaah!! Não cole. Nunca, jamais, EM TEMPO ALGUM. Se você estudou direitinho, não tem necessidade disso, né? Fora que, se mesmo assim você quiser colar, corre o risco de ser pego pelos fiscais e desclassificado.

Então é isso, meus amores, espero que tenham gostado das dicas. Quem tiver outras dicas, pode deixar aqui nos comentários! Boa prova pra quem vai fazer Enem nesse final de semana, titia tá daqui torcendo e rezando por vocês. Beijos e até a próxima!

Leia também: 5 dicas pra quem ainda não escolheu uma faculdade

40 comentários:

  1. Achei muito importante esse post e todas essas dicas que vc deu. Aliás, eu to sem tempo pro meu blog justamente por estar estérica estudando mesmo seguindo um cronograma. Preciso de mais horas no meu dia haha haha obg pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado do post! Continua mantendo o ritmo nos estudos, só tenta não ficar histérica hahah! Se acalma que vai dar tudo certo, beijos e boa sorte! <3

      Excluir
  2. Eu prestei vestibular há muito tempo... rsrs... imagina que eu fui a primeira turma do Enem... Mas adorei as dicas, se na minha época a gente tivesse acesso à dicas como essa, teria sido mais fácil... Vou passar tudo para meu enteado, que ano que vem presta vestibular! Esse ano ele vai fazer a prova do enem como treineiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Vai ser muito bom pro seu enteado fazer a prova esse ano, assim ele adquire experiência pro ano que vem, boa sorte pra ele! <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei as dicas!
    Muito útil esse post *-*

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Eu só incluiria: Relaxe e/ou Desencane, se você estudou irá bem. Não tem o que temer. E a outra seria, coma. Leve um lanche, um chocolate, uma fruta, mas não sinta fome, a fome te desconcentra.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição, Bia! Essas dicas também são importantíssimas! :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Amei suas dicas! Realmente to ficando louca hahaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Não fica louca não haha, vai dar tudo certo!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Muito legal suas dicas!

    Beijinhos :)
    www.starfashionmakeup.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos, Simara!

      Excluir
  7. Oi Ana,

    Ótimas dicas que podem ser levadas em conta ate mesmo na escola em épocas de prova haah

    Beijos,
    FloreSER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dara, que bom que gostou! Dá mesmo pra usar nas provas da escola! :D
      Beijão! <3

      Excluir
  8. Adorei o post, foi muito útil, adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Moana! Fico muito feliz! <3 <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Respostas
    1. E você fofa como sempre,sua linda <3 <3 <3 <3
      Beijão!

      Excluir
  10. Olá , já passei por esta fase de vestibular e super recomendo essas dicas , adorei seu blog , beijos;
    www.evelinruppel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelin! Que bom que você gostou :D
      Beijão!

      Excluir
  11. Todas essas dicas são super importantes para alcançar o sucesso !!!
    muito útil !!! boa sorte !!! bjooooooo

    Meu Blog Diário
    http://lorenacaribe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lorena! Fico feliz que tenha gostado! :D
      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei as dicas,pra quem for fazer a prova vai estar preparado e com uma boa ideia do que fazer antes de ir!!
    beijokas


    http://www.dicasdamila.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila! Obrigada pela visita!
      Beijão :)

      Excluir
  13. Gostei das dicas, sou professora de cursinho preparatório e concurseira, na verdade você deve manter seu ritmo até o dia da prova, pois seu celebro esta acostumado, se você muda seu ritmo bruscamente antes do dia da prova com certeza dará aqueles famosos brancos, devido a mudança brusca de habito, minha dica é procure pelo menos ler suas anotações ou um livro. assim ajudara a sua memoria... ótimo post...

    http://somosevangelicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Acsa! Mas eu não consigo ler nada na véspera de um concurso, se eu fizer isso fico mais nervosa que o normal e aí sim me dá branco nas provas, algumas pessoas que eu conheço passam pela mesma situação... mas acredito que isso deve variar de pessoa pra pessoa, né? A cada prova, a gente vai vendo qual é o melhor ritmo de estudo e quais são os nossos limites :)
      Muito obrigada pela visita, beijão! <3

      Excluir
  14. ótimas dicas! inclusive prestei concurso semana passada e farei enem de novo agora! hahaha
    adorei seu blog, esse layout é lindo ♡


    Himitsu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, fico muuuito feliz que tenha gostado do meu cantinho <3 <3 <3
      Bom Enem pra você, espero que as dicas ajudem bastante, vou ficar daqui torcendo pelo seu sucesso!
      Beijão!!

      Excluir
  15. Recentemente saiu um concurso aqui na minha cidade e irei fazer três provas, duas no sábado e uma no domingo. Vou ficar exausta. Isso acontecerá em janeiro e por causa da faculdade ainda não comecei a estudar. Mas em breve como sua dica mesmo irei fazer meu cronograma de que suas devo estudar tal coisa e etc e tentar pegar o mais firme possível. Estou tentado planejar estudar algumas amigas que também farão a prova pra não estudar sozinha. Dessa vez não irei pagar um curso, com a crise as coisas estão mais difíceis né.
    Adorei as duas dica e tenha certeza que ela ajuda muitas pessoas.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana! Fico muito feliz que tenha gostado das dicas, boa sorte pra você e pras suas amigas!
      Beijão! <3

      Excluir
  16. Adorei, a primeira dica esta me ajudando muito mesmo a me organizar!!eu estava mesmo precisando de uma ajudinha rsrs obrigada, ótimas dicas, passa no meu blog qualquer hora, beijocas
    http://curtindobeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter ajudado, Talita! <3 <3
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  17. Dicas super válidas!


    Adorei o seu blog linda!

    Sucesso!

    majestadesanta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nináh! Fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  18. nossa me ajudou mto seu post, eu mesmo escolhi uma profissão que é dá-le concurso kkk

    me visita mais vezes diva, bjaum patricialohan.wix.com/rockeirafashionista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado, Patrícia!
      Beijos e boa sorte com os concursos!

      Excluir
  19. Dicas maravilhosas paras os novatos no mundo universitário... Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Que bom que gostou, Daiane! Que essas dicas te ajudem bastante! <3
      Beijão!!

      Excluir