Novembro Dourado

4 de novembro de 2015
Oi amores, tudo bem?

Com certeza, a maioria de vocês deve conhecer o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Mas será que vocês conhecem também o Novembro Dourado?

Créditos: Santé Oncologia

Confesso pra vocês que eu nunca tinha ouvido falar nessa campanha. Descobri ontem graças a uma pesquisa da minha mãe pra faculdade. Mas, se o Outubro Rosa é para a conscientização sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul é para a conscientização sobre o câncer de próstata, o que viria a ser o Novembro Dourado?

Bem, se tem campanha em prol de homens e mulheres adultos, tem que ter campanha pra crianças e adolescentes também, né? E é pra isso que existe o Novembro Dourado: chamar a atenção para o câncer infantojuvenil. Segundo o GAAC Sergipe¹, “durante o mês de novembro, instituições ligadas ao câncer infantojuvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e cobrar do Ministério da Saúde políticas públicas voltadas ao diagnóstico”.

E por que o mês de novembro? Simples: no próximo dia 23 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, data instituída pela lei nº 11.650, de 4 de abril de 2008² com o objetivo de estimular ações preventivas, debates e outras atividades. 


Como eu falei pra vocês, não fazia a mínima ideia da existência dessa campanha! Acredito que outras pessoas também não conheçam, por isso decidi trazer esse assunto pra vocês. Esse é o tipo de informação que deve chegar ao máximo de pessoas possível. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maiores serão as ações de combate ao câncer infantojuvenil!

Espero que tenham gostado desse tema! Se quiserem mais informações, podem consultar os sites da Rede OncoVidaCONIACC³, e Liga Contra o Câncer. E não se esqueçam de divulgar bastante essa campanha! Beijos e até a próxima!

1. GAAC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer.
2. Informações retiradas do site da Sociedade Catarinense de Pediatria.
3. CONIACC - Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer.

6 comentários:

  1. Acredita que eu também não fazia ideia do que era Novembro Dourado? Na verdade nem sabia que existia e acredito também que pouco da população saiba o que é/e que existe, simplesmente adorei a campanha.

    gotasdeebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei a campanha! E pelo que andei vendo não sou a única que não conhecia, aliás, creio que quase ninguém conheça! Bem que os grandes canais de comunicação poderiam dar mais destaque, pois ela é tão importante quanto o Outubro Rosa e o Novembro Azul...
      Beijão, Carol!

      Excluir
  2. Apesar de não ser menos importante do que o azul e o rosa, eu desconhecia o novembro dourado!
    A mídia acaba dando mais ênfase no outubro rosa. É sempre a mesma coisa, sabemos apenas o que a mídia quer.
    Muito boa essa informação!
    www.verdadeirahistoria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mesmo o Novembro Azul, que é um pouco mais conhecido pelas pessoas do que o Novembro Dourado, não tem tanto destaque como o Outubro Rosa! Triste isso, pois as 3 campanhas são igualmente importantíssimas...
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Confesso pra você que eu também não conhecia essa campanha.
    A ideia é incrivel!
    Ah... Teu blog tá lindo!
    Um beijo!
    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thaís! <3 <3
      O Novembro Dourado é mesmo uma ideia muito incrível e que deve chegar ao conhecimento de mais pessoas!
      Beijão! ;*

      Excluir