Como se virar com pouca grana

Oi amores, tudo bem?

Quem tá desempregado, recebe pouco no emprego, ou precisa economizar pra comprar algo que precise muito, sabe como é chato viver com o dinheiro contadinho. Ainda mais em tempos de crise no país, com as coisas tão caras... Massss tudo na vida tem um jeito, não é? Eu, que desde recém-nascida vivo com pouca grana, vou contar pra vocês como é que eu me viro, e espero poder ajudá-los com as minhas dicas ;)


Meu pai vive falando aqui em casa que a gente, se quiser chegar a algum lugar, PRECISA evitar gastos desnecessários. Por mais que eu deteste a ideia, principalmente quando se trata de comida (porque na cabeça do meu pai a gente tem que economizar a ponto de comer só arroz e feijão todo santo dia), a primeira coisa a se fazer quando passamos por problemas financeiros ou precisamos comprar alguma coisa cara é cortar alguns gastos.

Uma coisa que ajuda bastante a minimizar gastos é comparar preços. Aqui perto de casa tem várias farmácias, então quando preciso comprar alguma coisa sempre dou uma avaliada nos preços de cada uma e compro na que vender mais barato. Às vezes a diferença é mínima, mas cada centavo vale muito!!


Outro ponto importantíssimo é evitar desperdícios. tanto de dinheiro, como já falamos mais ou menos, como das coisas que temos em casa. Tomemos como exemplo um banho demorado, daqueles com direito a turnê musical debaixo do chuveiro. É uma delícia, mas desperdiça água pra caramba (e energia elétrica ou gás, pra quem gosta de banhos quentes). Se diminuirmos o tempo de banho, já dá pra sentir uma diferença na conta de água/luz/gás, e ainda ajudamos a preservar o meio ambiente! E tem outras coisas também, como não deixar os alimentos estragarem, não passar horas no telefone, e por aí vai.

Falando em meio ambiente... que tal reciclar e reutilizar? Na época da faculdade a gente gasta folhas e mais folhas de papel. A gente pode até ler alguns textos no computador ou no tablet, mas sempre tem que imprimir os trabalhos insuportáveis que os professores pedem. Quando os professores devolviam meus trabalhos corrigidos, eu guardava por um tempo e, terminado o semestre, em vez de jogar fora eu aproveitava as folhas pra rascunho. Ainda faço isso com muito papel por aqui.

E é na hora da reciclagem/reutilização que entra a nossa criatividade. Precisando dar um up na decoração do seu quarto? Dar uma lembrancinha pra uma pessoa especial? Por que não fazer em vez de comprar? Existem vários blogs e vídeos no Youtube com tutoriais e DIYs pra gente se inspirar!


Por último, e não menos importante: uma boa dica é investir nos aplicativos de recompensas. Dá pra ganhar um dindinzinho extra, vale-compras, créditos pra celular... não é uma coisa imediata, mas vale muuuuuuito a pena. Mês passado eu fiz um post aqui no blog falando sobre os 3 apps que eu mais uso (o post bombou, uhul!), e já estou testando outros pra saber se são confiáveis.

E aí, gostaram do post? Tem outras dicas que gostariam de compartilhar comigo e com os outros leitores? É só deixar aí nos comentários que eu vou ler e responder com muito carinho!

Antes de encerrar, só um aviso: em 2016 quero dar um up no blog e trazer várias novidades, mas pra isso eu preciso saber um pouco mais sobre vocês, o que vocês gostam no blog, e o que acham que precisa melhorar. Então vou pedir um favorzão: vocês podem responder a essa pesquisa de público? É rápido e não dói rs! Fiz um banner bonitinho pra redirecionar vocês pra página da pesquisa, mas o Picasa tá de palhaçada com a minha cara, então, pra participar, é só clicar aqui ;)

Beijos e até a próxima!

18 comentários:

  1. Ótimas dicas! Estava precisando... A parte mais importante pra mim é a da criatividade! <3

    www.pausaproretoque.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eduarda! Que bom que gostou <3
      Criatividade salva vidas haha!
      Beijão!

      Excluir
  2. Amei as dicas, sou uma pessoa péssima pra guardar e economizar o dindin e acho que isso já está refletindonem meus filhos, mas agora vou tentar aplicar alguams de suas dicas aqui em casa!!!
    Bjs!!

    www.eueosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou!! <3
      Tomara que consiga usá-las e que dê pra economizar um dinheirinho legal com elas!
      Beijão!!

      Excluir
  3. As dicas são ótimas, principalmente a do diy! Amo fazer coisas, apesar de não ter muito jeito ;p
    Bjos
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari! <3
      Eu também não levo muito jeito pra coisa não kkkkk! Mas continuo tentando!
      Beijão!

      Excluir
  4. Amei as dicas! Eu nunca trabalhei e faço faculdade, então até hoje preciso pedir dinheiro pro me pai.. Mas eu faço bordados por encomenda, que é o que eu sei e gosto de fazer, aí dá pra ganhar alguma coisinha. Acho essa uma ótima dica, fazer o que sabe e vender.
    Além disso, eu economizo o máximo, reutilizo e reciclo muitas coisinhas, amo trabalhos manuais.

    Gostei de saber quevocê é católica, eu também sou e é difícil encontrar aqui na blogosfera! rsrs

    Um beijo,
    www.domingodeinverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Andressa! :D
      É mesmo, vender coisinhas também é uma ótima dica, acabei esquecendo de colocar aqui!
      E que legal encontrar mais uma blogueira católica! Realmente é difícil achar...

      Beijão!!

      Excluir
  5. Adorei as dicas Ana, economizar é sempre bom! To precisando mesmo cortar gastos, parar de ficar pendurada no telefone e aprender a reutilizar papeis para rascunho. Uma boa dica também é montar um cofrinho e todo troco do mercado, toda moedinha que sobrar por mais pequena que seja colocar no cofrinho! Beijos www.alicesantana.com.br ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Alice! A dica do cofrinho é ótima! Eu e a minha mãe tentamos fazer isso há um tempinho mas infelizmente os gastos da faculdade comeram todas as moedinhas hahahaha!
      Beijão, e bora economizar! ;)

      Excluir
  6. Realmente você está de parabéns, economizar, saber gastar o dinheiro e cuidar do meio ambiente é muito importante. Isso é ter responsabilidade também. E o mundo precisa.
    http://miga-nem-te-contos2.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Gisele... o mundo tá precisando bastante!
      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  7. Picasa tá de palhaçada hahahaha eu ri.
    Suas dicas são ótimas, eu tento pratica-las sempre, a única que eu não conhecia foi em relação aos apps. É bom aprender a lidar com dinheiro desde que se é nova pra depois conseguir conviver direitinho com o que se ganha, por que não dá pra viver as custas dos pais a vida inteira, e principalmente depois que a gente casa (que é o meu caso) a gente percebe que nossos pais sempre deram muito duro por que haja conta hein.... mas com jeitinho dá pra economizar e não ficar endividado.
    Mas Ana, fala lá pro seu pai manerar no arroz com feijão e comprar uma pizza de vez em quando hahaha
    Vou responder a pesquisa. Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Leslie! Fico feliz que tenha gostado <3
      Minha mãe já tá pegando no pé do meu pai pra variar a comida kkkkkkk!
      Beijão!

      Excluir
  8. Sabe que eu penso como seu pai? Meu marido é adepto a comer bem, beber bem, vestir bem e, no fim das contas, essa brincadeira leva embora boa parte da nossa renda. Ainda mais que nosso padrão é "casal novo" recém-formado ahaha;

    Eu tento economizar em tudo que posso. Cada centavo que sobra vai pro cofrinho, compro o essencial no dia-a-dia e por aí vou seguindo a vida.

    Infelizmente o país não permite demais luxos.
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, luxo nesse país é só pra quem já tá cheio da grana... e mesmo algumas das pessoas mais ricas abrem mão de alguns luxos pra economizar!
      Mas acho que quando a gente fala de comida, é bom variar um pouco (dentro do nosso orçamento, claro). Não digo comer tudo o que a gente gosta todo dia, mas faz bem acrescentar uma coisinha diferente ao arroz e feijão, especialmente alimentos saudáveis e nutritivos. Até porque uma boa alimentação ajuda a prevenir doenças que nos fariam gastar dinheiro com remédios, então acaba sendo uma forma de "economizar" rsrs ^^

      Beijão, Laura!

      Excluir
  9. Eu faço (ou tento) fazer alguns dos pontos que referiu, mas muitas vezes ou fico com preguiça ou até nem sequer me lembro de fazer certas coisas. Uma coisa que eu gostava de fazer sempre, e nem é pelo dinheiro que poupava, mas sim porque acho muito mais fofo e com muito mais significado, era dar presentes feitos por mim. Acho tão lindo. Mas não tenho criatividade nenhuma e quando vejo DIY's na net fico maravilhada, só que depois bate uma preguiça... Tenho mesmo muito que mudar isso. Agora que tenho tempo e ainda não fiz as compras de natal, vou-me comprometer a procurar por DIY's na net de prendas que eu possa dar e me comprometer a fazê-las. Mas tenho que tratar do assunto rápido, caso contrário irei fazer tudo mal e nem terei tempo de comprar nada decente ahahah

    Beijinhos,
    Catarina Gomes | Cenas Duma Rapariga Complicada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catarina! :D
      Eu também vejo muito mais significado nos presentes que a gente mesma faz. Porque chegar e comprar alguma coisa é fácil, mas sentar e preparar alguma coisa, quando a gente coloca nosso toque de amor e dedicação... não tem comparação! A preguiça às vezes faz parte haha, normal!

      Beijão!!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.