O que tem na faculdade que não tem na escola?

Oi amores, tudo bem?

Com certeza, no meio dessa galerinha linda que  acompanha o blog, tem alguém que que vai começar a faculdade daqui a um tempinho, ou até mesmo esse ano. E que a faculdade é beeeeem diferente da escola, isso a maioria sabe; mas quais são essas diferenças? Elas são boas ou ruins?


Bom, o período da minha graduação, apesar de sofrido (e bem irritante), teve seus momentos legais, e contribuiu muito pro meu amadurecimento. Até o ensino médio eu era bem "infantil" e e dependia dos outros pra quase tudo. Agora sinto que, mesmo não perdendo 100% meu jeito de menininha, sou adulta quando preciso ser, e aprendi a me virar sozinha!

Já de cara, encontrei bastante diferença: estudar suuuuuuuper longe de casa, acordar de madrugada pra pegar 2 ônibus, o comportamento das pessoas, a rotina de estudo... foi um choque de realidade, mas com o tempo a gente acostuma!

Trote: sei que algumas escolas realizam, mas é na faculdade que o trote está mais presente. É uma forma um tanto estranha de os veteranos (alunos antigos) recepcionarem os calouros (alunos novos). Algumas brincadeiras são legais, eu confesso que amei ser pintada com tinta guache quando fui caloura e amei pintar os calouros quando virei veterana. Mas se vocês perceberem que os veteranos estão pegando pesado, ou se quiserem obrigá-los afazer algo que vocês não queiram, por mais bobo que seja, não participem e nem se importem se ficarem zoando vocês

**Alguns veteranos promovem trotes solidários, com atividades como arrecadação de donativos para instituições beneficentes e doação de sangue, essa é uma iniciativa que eu acho muito legal e super recomendo vocês participarem!

Liberdade: faculdade não tem uniforme (aeehooooooo!), não precisa pedir permissão pra sair de sala, a gente monta nossa grade de horário, e tem alguns (alguns hein, não são todos!) que não fazem chamada nas aulas e só aplicam trabalho em vez de prova. Mas não abusem: se querem boas notas e oportunidades para crescer na vida, apreciem essa liberdade com moderação. A graduação requer muita dedicação e responsabilidade!

Disciplinas obrigatórias X disciplinas optativas: na faculdade, além das disciplinas fixas estabelecidas na grade curricular, existem as chamadas disciplinas optativas, que complementam a formação profissional. São obrigatórias, também, mas a diferença é que podemos escolher quais vamos cursar. Por exemplo: estou na faculdade X e preciso cursar 4 disciplinas optativas. A faculdade oferece 20 disciplinas optativas; dessas 20, eu escolho as 4 com as quais eu me identifico e que vão ser um diferencial na carreira que quero seguir.

Estágios: é no estágio que a gente coloca em prática tudo aquilo que aprendemos nas disciplinas. Tem o estágio não obrigatório, que o estudante faz por opção (e também pra garantir um dindim porque haja dinheiro pra comida e xerox), e o estágio obrigatório, que vale nota

Atividades complementares: no meio do caminho, vocês vão se deparar com muitos eventos, tanto pra estudantes quanto pra profissionais, relacionados à área que vocês escolheram. A participação nesses eventos, além de ser requisito pra vocês se formarem, também é ótima pra adquirir conhecimentos que vão além da sala de aula!

Trabalho de conclusão de curso: o famoso TCC, temido por uns, amado por outros (poucos)! Como o nome já diz, é um trabalho (sinistro) que fazemos o final da faculdade e que, ao meu ver, serve pra mostrarmos que já estamos prontos pra exercer a profissão que escolhemos, ou pra pesquisar mais a fundo sobre ela (caso o objetivo do universitário seja ingressar imediatamente no mestrado, um bom TCC pode ajudar, e muito). Mas essa é uma preocupação que vocês não precisam ter agora. Comecem a pensar nisso a partir do 2º ano de faculdade, que é quando vocês provavelmente já vão conhecer melhor o curso, os professores e as áreas de mais afinidade.

E aí, curtiram o post? Se vocês quiserem que eu explique cada parte detalhadamente, ou que eu faça uma parte 2 desse post, ou as duas coisas, me digam aí nos comentários, ok? E galera do Enem, fiquem atentos aos prazos do Sisu, Proni e Fies, e pensem e pesquisem bastante e com muita sabedoria antes de escolher o curso e a instituição! Beijos e até a próxima!

12 comentários:

  1. adorei o post porque vou entrar na faculdade agora e precisava muito saber dessas coisas,realmente gostei mt parabéns pelas dicas !


    http://misturadmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz em poder ajudar :D
      Beijão, e boa sorte na faculdade!

      Excluir
  2. ótimo post! É bem verdade mesmo, mas na minha opinião o melhor de todos é a liberdade. A gente passa a vida toda dando satisfações e acaba chegando nossa vez de descansar, porém pode ser ruim né, a gente acaba se acostumando e pode vacilar HHAHAHA

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3
      Pura verdade! A liberdade é ótima, mas se a gente se deixar levar... já era! Hahaha!
      Beijão!

      Excluir
  3. mds, amei muito o seu blog, vou seguir <3

    http://www.casadapequena.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Entrei na faculdade em Outubro de 2015 e foi um choque. Estou super longe de casa, por isso estou a viver sozinha, e só volto para a minha cidade em alguns fins de semana. Está a ser muito complicado conciliar algumas coisas, mas quando a gente gosta tem de lutar por isso e fazer sacrifícios!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz... se pra mim que estudei na minha cidade e tive sempre meus pais por perto, já foi bem tenso, imagino pra quem passa por situações como a sua... mas como você mesmo disse, quando a gente gosta tem de lutar, e uma coisa é certa: quando chega a formatura a gente percebe o quanto que a luta vale a pena!
      Beijão, Joana! E boa sorte!

      Excluir
  5. Vou começar a facu esse ano e amei tudo que você falou.. Bom que já vou me preparando.


    Post novo no blog sobre a série the royals, deixando o link caso quiser conferir; http://autorasentimental.blogspot.com.br/2016/01/indicaaibru-royals.html

    Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.