Vamos falar de Biblioteconomia? #AnaPaulaResponde

Oi amores, tudo bem?

Há uns dias eu tive a ideia de pedir à galera que me acompanha nas redes sociais que me mandassem perguntas sobre Biblioteconomia pra eu responder aqui... e não é que a ideia deu certo? E agora vou responder às dúvidas que o pessoal me mandou no twitter e no instagram!


Sonho Silenciosos (@sonhossilencios) perguntou: Me conte como é o curso e o que você achou dele! Quanto uma bibliotecária ganha?
O curso é um pouquinho cansativo, porque tem muuuuuito conteúdo que a gente precisa absorver. Fora isso, é bem legal. Além dos principais elementos da Biblioteconomia, como classificação, catalogação, atendimento aos usuários, etc, a gente aprende noções de história, estatística (tá, essa parte não é tão legal), administração, psicologia, e muito mais!

O piso salarial tá por volta dos R$2.500, mas os salários variam de instituição pra instituição, e em algumas os valores podem ser bem altos. Bem altos mesmo. Entre 2012 e 2014 eu fiz alguns concursos, pra testar meus conhecimentos, e num deles o salário inicial era R$9 mil (uau, nove fucking mil reais). E alguns lugares ainda pagam bem mais que isso, hein!

Thamires Oliveira (@ThamiisOliveira) perguntou: Onde você cursou? Qual foi seu tema de TCC? Fale um pouco sobre estágios e sobre seu trabalho depois de formada.
Eu cursei na Unirio (e por sinal é o primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil, uhul!), e o tema do meu TCC foi "Organizaçao e representação do conhecimento em religiões não cristãs na Classificação Bibliográfica de Bliss". Eita nome gigante hahahaha! É sobre a representação das religiões não cristãs em um dos vários esquemas de classificação utilizados em bibliotecas, quem quiser dar uma espiadinha pra entender melhor é só clicar aqui.

Sobre os estágios, infelizmente nem todos pagam bem (inclusive tem aqueles que não pagam nadinha), mas a gente aprende MUITO com eles. Aprendi a praticar muitas coisas de uma das matérias antes mesmo de cursá-la. E sobre trabalho... não posso falar muito porque ainda não estou trabalhando :( 

Katielly Costa (@blogkati) perguntou: Você pode trabalhar com o quê? E o que levou a essa escolha? E qual matéria da faculdade achou mais complicada?
Eu posso trabalhar com administração de bibliotecas, atendimento aos usuários, normalização de trabalhos acadêmicos, conservação de livros raros, muita coisa!! E os locais variam também: escolas, universidades, museus, hospitais, empresas públicas ou privadas, projetos culturais,qualquer lugar onde tiver conhecimento registrado - não só livros, mas também documentos, revistas, DVDs, all this!

Bem... o que eu queria na verdade era cursar Artes Cênicas, mas como eu não tinha muito apoio em casa, busquei outra faculdade pra minha mãe largar do meu pé e escolhi Biblio por recomendação de uma amiga que fez o Enem comigo e também ia cursar Biblio. Aí acabei gostando do curso e segui até o final :)

A matéria mais complicada pra mim, sem dúvida, foi Teoria do Conhecimento. Essa disciplina é um dos ramos da Filosofia, e de Filosofia eu não entendo praticamente nadaaa, eu tento entender mas o conteúdo não entra na minha cabeça! Se juntar Kant e Nietszche então, aí é que embola meu cérebro de vez!! Foi bem difícil... mas graças a Deus eu consegui passar.

O Pequeno Caminho (@opequenocaminho) perguntou: Gostaria de saber qual o melhor livo para Introdução à Biblioteconomia.
Depois de pesquisar bastante, não há mais dúvidas: o melhor livro é o Introdução à Biblioteconomia (sinopse e detalhes vocês encontram aqui), escrito por Edson Nery da Fonseca, um dos nomes mais importantes da Biblioteconomia brasileira!


E aí, meus amores, o que acharam do post de hoje? Gostariam de ver esse formato de post mais vezes aqui no blog, ou talvez em vídeo? Me contem aqui nos comentários! E se alguém tiver mais alguma pergunta pra fazer sobre Biblioteconomia, pode me mandar que eu respondo com muito carinho! Beijos e até a próxima!

8 comentários:

  1. Que legal!! Não fazia ideia de como era o curso, tinha curiosidade porém nunca fui procurar... Achei bem interessante!!
    Beijos!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Lívia! <3
      Se quiser tirar alguma dúvida sobre o curso, fica à vontade, ok?
      Beijão!

      Excluir
  2. Olha minha pergunta ali! Haha. Vlw por esclarecer as dúvidas. Ficou ótimo o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thamires! <3
      Quando tiver outra dúvida, já sabe: pode perguntar que eu respondo!
      Beijão!

      Excluir
  3. Eu adorei esse post!!! Prestei vestibular para biblio esse ano, o resultado ainda não saiu, então eu estou duplamente nervosa: nervosa pelo resultado e nervosa para saber se vou gostar do curso. Mas adorei ler as suas respostas, algumas das duvidas do pessoal que mandou perguntas também eram minhas duvidas haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem? Fico muito feliz por você ter gostado do post, e por ter tirado algumas dúvidas suas!
      Por favor, me avise quando sair o resultado, porque fiquei curiosa! E se quiser perguntar alguma coisa sobre o curso, pode perguntar, ok?
      Beijão!

      Excluir
  4. hahaha oie, voltei. Só queria avisar que o resultado saiu e eu passei sim! To bem feliz! E pode deixar, se eu tiver alguma duvida eu te pergunto hahaha beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindooooooooooo!!!!! Parabéns, Mari! Tô muito feliz por você!!!! <3 <3 <3
      Beijão, e me procura sempre que precisar!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.