4 propósitos para cumprir na Quaresma - e durante toda a vida!

26 de fevereiro de 2016
Oi amores, tudo bem?

Nós católicos estamos vivendo agora o tempo da Quaresma. Pensando nisso, hoje vou compartilhar com vocês alguns gestos que podem tornar esse período ainda mais abençoado. São coisas que todos nós podemos fazer, e não precisa ser só na Quaresma não, hein!  =)


Pra quem não sabe, a Quaresma é um período de 40 dias, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos (1 semana antes da Páscoa). Esse tempo é importantíssimo pra nós, pois representa os 40 dias que Jesus passou orando e jejuando no deserto, e é a preparação pra Páscoa, então nós também nos dedicamos com mais intensidade à oração e às penitências.

Bem, além de oração, jejum, abstinência e tals, tem também os propósitos, gestos de amor que realizamos com o objetivo de nos aproximarmos de Deus e dos nossos irmãos, especialmente aqueles que mais precisam de nós.

1. Ser gentil e educado(a) com as pessoas ao redor. Dar um bom dia pro porteiro, pro padeiro ou pro motorista do ônibus não vai arrancar pedaço de ninguém e ainda vai trazer um pouco de alegria pro dia desse trabalhador. Às vezes, reclamamos quando somos mal atendidos por alguém, mas a pessoa de repente pode estar passando por um mau momento, ou tá tão acostumada a não ser tratada com educação que acaba tratando aos outros com frieza.

2. Doar coisas que não usamos. Uma peça de roupa encalhada no guarda-roupa, seus brinquedos da infância... pra que ficar guardando em casa enquanto há pessoas lá fora que precisam, mas não tem dinheiro pra comprar?

3. Fazer alguma coisa pra mudar a situação que estamos vivendo. O calor e a poluição incomodam? Vamos plantar árvores! O surto de dengue e zika tá assustando? Não espere o exército bater na sua casa pra encontrar e acabar com os focos de mosquito! Temos vivido tempos difíceis, mas se nos unirmos e nos esforçarmos, podemos melhorar muita coisa!

4. Espalhar alegria, principalmente onde mais se precisa. Uma boa ideia e juntar alguns amigos e visitar um orfanato, ler para as crianças, brincar com elas. Mas também não é pra alegrar quem tá longe e esquecer de quem tá perto não, principalmente da nossa família!

E como eu disse lá no início do post, esses são gestos que todos nós, católicos ou não, devemos realizar, não só na Quaresma, mas em todos os momentos da vida!

Espero que tenham gostado do post! Quais outros propósitos vocês acrescentariam à lista? Tem alguma dúvida sobre a Quaresma? 

2 comentários:

  1. Oii linda:)
    É verdade,esses gestos são para a vida toda , não só para a quaresma , eu adoro falar bom dia boa tarde para as pessoas eu mesma me sinto muito alegre com isso.

    Beijos
    Alecsandra Tamila :: vosite-nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Gestos que fazem bem a outras pessoas, e a nós também!
      Beijão, Alecsandra!

      Excluir