Dicas para arrasar no TCC

Oi amores, tudo bem?

Acho que o TCC é o momento mais temido da vida de um universitário! Mas depois de passar pelo meu, percebi que nem era tão monstruoso assim... pelo contrário, me saí melhor do que eu esperava! E como eu quero que vocês se saiam bem também, vou passar algumas dicas pra vocês capricharem!


1. Tudo começa no projeto de pesquisa. É onde você pré-define o objeto a ser estudado, o porquê de ter escolhido tal objeto, e a metodologia a ser seguida na pesquisa. Preste atenção a todas as instruções do professor que ministrar a disciplina de metodologia, tire todas as dúvidas, e procure materiais de apoio.

2. Escolha um orientador de confiança. Cola naquele professor super inteligente e renomado, e claro, que atue na área sobre a qual você quer pesquisar! Se ele for uma pessoa amigável, tiver um bom relacionamento com os alunos, melhor ainda (o meu era um amor de pessoa, Deus abençoe)! Mas cuidado: quanto mais "sinistro" o currículo do professor, mais gente corre atrás dele, e maiores são as chances dele estar envolvido também com outros projetos e eventos. Então, procure-o com antecedência e, de preferência, já com uma ideia de qual tema vai escolher!

3. Leia bastante, mas filtre aquilo que é útil. É um tempo em que a gente lê MUITOS livros, artigos e outros materiais, e volta e meia dá aquela sensação de que tudo é MUITO importante e a gente não quer deixar nenhuma informação de fora, mas precisamos saber selecionar (senão vira um trabalho de 10 volumes com 500 páginas cada volume haha). Resumos e fichamentos ajudam bastante na filtragem do conteúdo!

4. Observe outros trabalhos. Percorra as bases de dados, principalmente as do seu curso, e analise os trabalhos publicados. Veja como foi feita a abordagem do tema, a formatação do trabalho, mas pelo amor de Deus: é pra observar, e não copiar!!!! Lembrando que plágio é crime previsto por lei, se alguém copiar 1 linha do trabalho do amiguinho, além de perder pontos pode ser punido hein!

5. Concentração é tudo! Escolha o espaço de sua casa mais tranquilo possível pra realizar as pesquisas e redigir o trabalho. Evite desperdiçar muito tempo com jogos e redes sociais. Se você possui blog e/ou canal, terá que rever suas prioridades; o ideal é, durante esse período, focar menos neles e mais na monografia (é sua profissão que está em jogo, depois de apresentar seu trabalho tudo vai voltar ao normal, seu público vai entender). e muito importante: preste atenção em todos os direcionamentos e correções do orientador!!

6. Saiba a hora de descansar. Não confunda foco com passar 24 horas por dia agarrado(a) no computador produzindo conteúdo. É bom parar de vez em quando pra descansar, tomar um ar puro, sair com a família e os amigos...

7. NÃO DEIXE NADA PRA ÚLTIMA HORA. Procure o orientador com antecedência, faça o possível pra entregar o trabalho antes do prazo, enfim, nada de ficar naquela de "ah, dá tempo". Foi nessa brincadeira que eu quase não consegui preparar adequadamente meus slides, na véspera da apresentação tava eu chorando que nem uma desesperada com medo de dar tudo errado. Graças a Deus deu certo, mas eu aprendi a lição!

8. Apresentar é a parte menos pior. Mantenha a calma. Depois de passar meses e mais meses lendo toneladas de livros e artigos, fazendo fichamentos, pelo menos na minha opinião, apresentar o tcc é a parte mais tranquila. Claro, dependendo dos professores que compõem a banca examinadora, o friozinho na barriga é maior, mas pensem que o pior já passou! E eu não sei como funciona em outras faculdades, mas no meu curso,dos 10 pontos totais da nota, apenas 1 era pela apresentação!

Espero que tenham gostado das dicas! Me digam aí nos comentários o que vocês acharam se o retorno for positivo eu faço uma parte 2 com mais dicas e outros materiais que podem ajudar!! Beijos e até amanã!!

8 comentários:

  1. Adorei o post e o blog. Depois faz um post sobre bibliotecária ;* Boa sorte com o blog e sucesso!! https://mondeenfleursblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paloma! Fico feliz que tenha gostado!
      Já fiz alguns posts sobre o assunto, mas vou fazer mais, com certeza! :D
      Beijão!

      Excluir
  2. Olha pra mim o TCC é a pior coisa da faculdade, principalmente pra quem trabalha e estuda pois o tempo que temos é corrido. Vivi isso, muitas dicas que você deu eu segui e na minha faculdade a banca era formada por três professores mas não tinha uma pontuação separada da escrita e apresentação, a nota mínima era o 6 de cada mesmo. Mas graças a Deus ahhh eu ganhei 10 em dos três, saí de lá de alma lavada e que tinha chegado no fim, foi muito cansativo. Nem eu sei como aguentei, mas passou.
    Adorei o post e as dicas. Parabéns! bjs
    #ascariocasby
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ciana!! Caramba, que tenso esse sistema de notas! Você foi uma guerreira, parabéns!
      A sensação de alívio quando a gente termina de apresentar e recebe a nota é indescritível, né! rsrs
      Beijão!

      Excluir
  3. Que post maravilhoso, parabéns!
    Eu ainda não estou na faculdade, mas quando estiver vou seguir as suas dicas que são muito boas!

    Beijooos!
    jeehchristine.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jéssica! Que bom que gostou!
      Beijão!!

      Excluir
  4. Maravilhoso. Já estou me preparando para o meu TCC e essas dicas ajudarão ainda mais.
    :D Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!! Obrigada, Regiane, fico muito feliz em poder ajudar!
      Beijão!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.